06. Um filme de vampiro

Qual adolescente não gosta de filmes de vampiros? Nosferatu e Drácula de Bela Lugosi são certamente os maiores ícones dos vampiros. [Mas será que essa geração os conhece?]

Na década de 1980 os filmes se popularizaram, afinal, qualquer um ”poderia” ser vampiro. Foi nessa época que surgiram ”Os Garotos Perdidos”, outro sucesso absoluto, além de ”A Hora do Espanto”.

A década de 1990 veio com um tom mais romântico e épico, um tom que me agrada mais. A adaptação do livro de Anne Rice ”Entrevista com O Vampiro” foi um estouro de bilheteria e, junto com ‘Dracula de Bram Stoker’, fez com que várias gurias desejassem a mordida dos atores vampiros. O vampiro era, mais do que tudo, esse ser sensual e irresistível.

Há inúmeros outros filmes sobre vampiros atualmente, desde ”O Crepúsculo” a ”Underworld”. Também notei nas prateleiras das locadoras o filme ”Matadores de Vampiras Lésbicas”. A temática não é nova. Em 1971 foi lançado o filme ”Vampiros lesbos”, um longa que mostra mulheres com sede de sangue feminino. Quatro anos depois outro filme com a temática do lesbianismo foi lançado, ”As filhas do Drácula”. Esse último é uma analogia à Condessa Bathory e a toda lenda que gira em torno dela.

Posso afirmar que comparados aos filmes antigos, e tomando como parâmetro aqueles produzidos até os anos 2000, os novos não chegam aos tornozelos dos antigos. Não há efeito digital que supere um bom roteiro e ótimos atores. Vampiro tem um psicologia complexa. Ele é mal, enigmático e sensual. Assassino? Quem sabe. A certeza é que ele não brilha como um diamante quando sai ao sol.

Estão por vir novas histórias de vampiros que nos façam relembrar com menos saudosismo os antigos filmes, simplesmente por serem inovadoras, mas sem ”morder” e ”matar” as histórias tradicionais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s