O ruim de viajar sozinho

É não ter alguém para compartilhar suas experiências quando voltar para casa

Claro que quando você volta de uma viagem, curta ou longa, você recebe inúmeras perguntas: como foi, como é lá, e as comidas, roupas, cultura..etc. Entretanto, ninguém vai sentar e te escutar até você dizer: bom, cansei! e se isso acontecer, caro viajante, o ouvinte não vai ter (e não é obrigado a ter) noção do que você vivenciou. Você pode até contar o que viveu, mas vocês não compartilharam os momentos. Essa, com certeza, é uma das partes mais difíceis de quem escolheu (por inúmeros motivos) viajar sozinho.

Ultimamente eu tenho resmungado pelos cantos que tenho saudade do Marrocos. Como não ter? Foram dois meses conhecendo tantas pessoas e costumes diferentes que eu estou até agora digerindo o que vivi. Então fico nos pampas entoando minhas melodias imaginárias e pensando na Wafaa, no Seddik ou no Mustapha. Por mais que tenha escrito no blog, tirado 6 gigas de fotografias e gravado vídeos, existem características que não consegui transcrever. Quem sabe se alguém as vivenciasse comigo, eu poderia desenvolver o pensamento e a ideia iria fluir….fico por aqui.

outros pontos negativos de viajar sozinho:

Perder-se e não ter ninguém a quem recorrer (ou colocar a culpa) – Previna-se com mapas. Isso mesmo, no plural. Saiba exatamente o caminho do aeroporto/rodoviária até o hostel/hotel antes mesmo de embarcar no avião/ônibus. Lembre-se: é você por você. Não conte com ninguém. 

Adoecer e não ter ninguém para te ajudar – Leve sempre remédios emergenciais para dor de cabeça, febre e (sim!) para diarreia. 

Se tornar alvo fácil para assaltantes – Esperteza, sempre! Carregue somente a cópia do passaporte, já que se houver roubo, você não vai precisar ter a dor de cabeça IMENSA de perder o passaporte durante uma viagem.

Estar sozinho em bares e casa noturnas pode ser bem chato e perigoso – Albergue é para isso, pois é o local para encontrar um parceiro para sair. Viajante solitário e sorriso simpático (e muita cara de pau) andam sempre juntos. 

Para ler mais: Portal Extremo, Guia para viajar sozinho, Dicas (12) muito bacanas 

Deixe um comentário

