Dia 06 — Um livro do meu autor favorito

Descobri Milan Kundera na biblioteca da minha mãe. Eu lembro que a maioria dos nossos livros eram comprados a partir do clube Círculo do Livro. Aliás, alguém aqui lembra dessa editora-clube? Embora não tenha durado muito, essa editora encheu minha casa de livros, até porque funcionava no sistema de ”obrigatoriedade de compra”. Você se filiava ao clube e mensalmente tinha a obrigação de comprar ao menos um livro do catálogo. Por um lado bacana, especialmente pelo preço mais acessível, mas a questão da compra ser obrigatória era uma chatice. A certeza é uma: todos os livros que li até os 12 anos tinham o selo do Círculo do Livro.

Vamos ao meu livro favorito: Escrito em 1979, O livro do riso e do esquecimento prende pela narrativa ensaística repartida em sete partes, mas se engana quem pensa que são histórias e personagens autônomos. A maestria de Kundera está justamente em costurar as histórias como, me perdoem a metáfora, um trabalho de renda, já que ao ler o que ocorre com uma personagem na parte tal, descobrimos no decorrer do livro que a personagem da primeira parte tem fundamental importância em sua vida. Kundera, que escreveu esse texto na França, desvenda o cotidiano do seu país invadido pelos soviéticos em 1968 e mostra o esquecimento, seja ele voluntário, forçado, coletivo ou  individual. Já o riso, é o da alegria ou o da alienação. As sete partes prendem-se num enredo só, falando sobre os momentos da grande narrativa da História e sobre os momentos do dia a dia, os nossos momentos, das pessoas comuns. Um livro imperdível, ofuscado, na minha opinião, por A insustentável leveza do ser.

________________________________________________

Querem dicas de livros? Leiam essas moçoilas que também estão fazendo o desafio:

Luciana do Eu Sou a Graúna, a Tina do Pergunte ao Pixel, a Renata do As Agruras e as Delícias de Ser, a Rita do Estrada Anil, a Marília do Mulher Alternativa, a Grazi do Opiniões e Livros, a Mayara do Mayroses, a Cláudia do Nem Tão Óbvio Assim, a Juliana do Fina Flor, o Pádua Fernandes de O Palco e o Mundo, a Renata do Chopinho Feminino, a Nide do Pimenta com Limão

Deixe um comentário

