Dia 05 — Um livro que me faz sorrir

Lá vamos nós e os extremos: choro e riso. Esse desafio está quase me fazendo sentir uma leitora psicótica, já que não costumo sair chorando ou gargalhando ao ler as páginas dos livros mais tristes ou engraçados. Eu já li Arnaldo Jabor, já li também o David Coimbra. Ambos me fizeram rir, admito. A leitura era atraente e, salvo inúmeros suspiros, foi boa. Eu suspiro muito lendo – aliás, se tiver uma categoria ”um livro que me faz suspirar”, eu vou ter sérios problemas para escolher um só.

Embora tenho rido ao ler esses autores, resolvi falar aqui de um outro sorriso, aquele que germina. Germina, Júlia? Ficou doida? Você pode se encantar e gargalhar ao ler sobre Cris, a Fera, mas certamente não vai acordar três semanas depois suspirando e com os lábios sorrindo porque amou o livro. Pois, bem, entendeste? E foi isso que aconteceu comigo ao ler ”A vida nos bosques”, do Henry Thoreau, lá em 2005, quando eu tinha 19 anos.

Walden,  como também é conhecido o livro lançado em 1854, é uma autobiografia dos dois anos que o autor morou isolado em um bosque. Thoreau descreve seu cotidiano de auto-suficiência, até mesmo relatando a economia doméstica. Tudo para buscar, em suas palavras, a essência da vida.

Somente com contato com a natureza, os livros e com um ou outro vizinho, Thoreau faz uma crítica ao que considera banal e frívolo na era industrial em ascensão. Seus livros inspiraram o movimento ecológico e a contracultura na segunda metade do século XX.

Ah, esses livros que espalham sementes quando lidos….os mais belos!

Quer ler o livro online? Chega aqui ó: A vida nos bosques.

________________________

Querem dicas de livros? Leiam essas moçoilas que também estão fazendo o desafio:

Luciana do Eu Sou a Graúna, a Tina do Pergunte ao Pixel, a Renata do As Agruras e as Delícias de Ser, a Rita do Estrada Anil, a Marília do Mulher Alternativa, a Grazi do Opiniões e Livros, a Mayara do Mayroses, a Cláudia do Nem Tão Óbvio Assim, a Juliana do Fina Flor, o Pádua Fernandes de O Palco e o Mundo, a Renata do Chopinho Feminino, a Nide do Pimenta com Limão


Deixe um comentário

