visita ao vale musical

fui ao vale buscar contato, não refúgio. buscar música, amizade e passeio. santa maria, a ”cidade grande” da região central do rio grande do sul pode ser solitária, tão vazia como uma cidade abandonada.

pegamos a cachorra com nome de flor e a estrada de chão. poeira e 50 quilômetros por hora. estrada boa, devo dizer. o sol esquentava o corpo e tudo me levava a crer que seria um agradável domingo.

a pequena cidade, opa, não era uma cidade, o pequeno distrito, isso, vale vêneto era um distrito, estava lotado de carros de diversas procedências. estacionamos o nosso atrás da igreja e logo vi um baita gramado em frente à igreja. simpáticas notas e claves musicais estavam montadas no lindo gramado e logo pensei: bora sentar. ignorei o meu pensamento quando vi que não era costume na pequena comunidade se sentar no gramado, ao menos não vi ninguém. bom, vamos buscar..ãh…algum lugar para..ãh..ficar em..pé? não, em pé não fico. vamos nos sentar.

encontramos uma mureta e lá nos acomodamos. assistimos um desfile cívico sobre como os imigrantes italianos foram corajosos, atravessaram o oceano e tudo mais. o catolicismo tinha grande importância no desfile. com todo o respeito, mas já vi isso tantas vezes isso, na escola e jornais, em especial, que se tivesse um lugar pra me deitar, eu dormia facilmente. pensei que deve ser difícil todos os anos eles pensarem em algo ”inovador” para os desfiles, já que enaltecem todos os anos a mesma tradição do século XIX.

após isso, assisti a uma apresentação de percussão onde tocaram músicas nordestinas, tradicionalistas gaúchas e volare. sabe aquela? volare, ôô, cantare, ôôô. ou seja, uma mistureba cultural. adorei.

para quem não lembrou do volare, aí vai:

voltei pra boca do monte curtindo um baita pôr do sol. engraçado, tinha tanta gente na pequena vale vêneto, que senti um certo alívio ao voltar para a ”cidade grande”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s