pelo viés de..

a nova edição da revista o viés fala sobre a cultura na Irlanda, os olhares de uma intercambista (eu) sobre o Senegal no Marrocos e traz um posicionamento sobre a crise no mundo árabe. confere aqui.

Mathieu nasceu no Senegal, país localizado na África Ocidental e onde os muçulmanos são a maioria da população, embora haja liberdade religiosa e seja considerado um país laico. Assim como 32 milhões de senegalenses, Mathieu tem como língua materna o wolof, também falado em outros países da região. Como segunda língua, o estudante de pós-graduação em economia aprendeu o francês, mas entende o espanhol e arranha o português. Para ele, as pessoas do Brasil são muito simpáticas e abertas, mas falam rápido e utilizam gírias, o que dificulta a compreensão de uma conversa empolgada. Como conviveu com muitos brasileiros durante seu intercâmbio de um mês na cidade de Salé, no Marrocos, Mathieu melhorou seu entendimento da língua portuguesa, mas mais pelas circunstâncias do que pela vontade. Mathieu é da opinião de que onde há mais de um brasileiro, a língua falada sempre será o português, mesmo tendo um dinamarquês ou um japonês na roda de conversa.

O intercambista, que estuda na universidade em que ocorreu nesse ano o Fórum Social Mundial, estava a quase 5 mil quilômetros de Dacar, sua cidade natal, quando estava no Marrocos.  Durante os 5 dias do 11º Fórum Social Mundial, que ocorreu entre 6 a 11 de fevereiro, o senegalês não frequentou o encontro que reúne intelectuais, autonomistas e militantes de movimentos sociais para pensar de forma conjunta o desenvolvimento mundial, mas estava em contato com pessoas de várias nacionalidades. Nas caminhadas pelas ruas do bairro Sidi Moussa, periferia de Salé, onde morou, ele pôde vivenciar outras realidades, distintas não somente pela rica cultura popular marroquina, mas também por enfrentar percalços que feriram algumas de suas expectativas.

leia mais aqui!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s